1/27/2012

GÊNESE DA ATUAL CONFIGURAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
EXPLORAÇÃO ECONÔMICA DO TERRITÓRIO

                A exploração econômica do território teve grande importância para a ocupação realizada pelos colonizadores.
                Sem encontrar metais preciosos nos anos seguintes ao “descobrimento” do Brasil, os portugueses começaram a explorar e a comercializar o pau Brasil ao longo de uma extensa área do território.
               
  Século XVI
                No século XVI, além da exploração do pau-brasil, a produção de cana-de-açúcar, principalmente no Nordeste, começou a ganhar importância. Nesse período, a ocupação se concentrava no litoral.


Século XVII
                A partir do século XVII, a expansão do povoamento acompanhou a produção de cana-de-açúcar em áreas do Sudeste. A pecuária levou o povoamento em direção ao interior do território, e a busca pelas drogas do sertão – guaraná, urucum, cravo,  canela, salsa, entre outras – possibilitou o início da ocupação da Amazônia pelos portugueses.


Século XVIII
                A expansão da pecuária pelo território e a exploração de ouro e diamantes foram as principais atividades que levaram o domínio das terras a oeste, já no século XVIII. No ano de 1750, Portugal e Espanha assinaram o tratado de Madri, delimitando fronteiras semelhantes às que vigoram atualmente, Esse tratado levou em conta o principio do usucapião, fazendo com que as terras ocupadas por Portugal passassem a lhe pertencer.




Século XIX
                No século XIX, desenvolvia-se no território um conjunto de atividades econômicas importantes, tais como a produção de café, de cacau e de algodão, que fortaleceram o povoamento das terras.


Ao longo do século XIX e início do XX, vários tratados acabaram definindo os limites do território brasileiro.


Fonte: Caderno do Professor Geografia – 2ª Série EM – Volume 1 – 2009.

2 comentários: